O post mais importante é mesmo o "Menu de Mistérios".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A4) Fumaça, Mib, Cerca e Cinzas

MIB, Fumaça, sua natureza real e Cerca Sônica.

Lado científico: Fumaça é uma mistura de eletromagnetismo e gente (desejo do MIB de sair)? Precisaria ser mais bem explicado cientificamente falando. Tem limitações, pois não pode cruzar cercas sônicas. Por que? Já não sei. Por que a fumaça é malvada? Por que ela foi “solta” quando um corpo caiu lá (tendo virado ele ou não)?

(Até o surgimento do "homem-areia" parece menos mal-explicado que o de MIB. E olha que LOST parecia mais cientificamente sério que "Homem-Aranha". Inclusive LOST não atraiu muitas crianças fanáticas por heróis e vilões não...)

Lado místico: Espécie menor de “deus da luz” egoísta que pode ser detido por invenções humanas – a cerca? Tirando o fato da explicação ser tosca, por que fica preso "na forma de Locke" com “a morte de Jacob”? Por que aqueles famosos e malditos sons mecânicos? Por que os "flashes" de máquina fotográfica?

Por que alguns corpos sumiram da ilha (Christian e Yemi) se ele não os "usa" propriamente/literalmente? (Prova: corpo do Locke)

Opinião de um fã que tenta responder a algumas dessas perguntas no blog do Paralelo:

"A Fumaça é uma mistura de misticismo com algo realmente cientifico. Por exemplo, pra mim ela não consegue deixar a ilha porque a fonte a “suga”. Ela não consegue fugir muito da “fonte”. Só alcança determinado diâmetro. Quando tiram a parada da tomada (Desmond), essa força some. Perde os poderes, mas não é mais atraída pela fonte. Pode pegar o barco e se mandar.

A cerca sônica de algum modo simula esse efeito (não atraindo, mas repelindo). As cinzas são a cerca sônica de tecnologia atrasada. Embora não muito bem explicada. Algum isolante. Assim como o mecanismo da rolha pode ter um equivalente tecnológico bem superior (talvez fosse a escotilha, como já especulamos). Ou então as cinzas, por serem de Jacob (será?) impedem o ataque. Como a regra é “não pode matar JACOB”…

É algo pior que a morte (cair na caverna de luz) pq a porra parece que realça algumas características ruins. Acho que se o cara cai lá com uma “carga meio negativa de pensamentos” é “very bad”.

Por fim, lembro que há mistérios "CLASSE B" que complementam as discussões sobre a famosa "Black Smoke". É recomendável pensar essa questão toda aí em conjunto com esses mistérios.

4 comentários:

  1. Interessante é que se a mãe de Jacob, sabia que algo ruim acontece, com quem "cai" na caverna da luz, pressupõe que ela já tinha visto isto acontecer antes ou no mínimo alguém disse a ela o que aconteceria...

    Então o que de fato acontece, poderia ser (cientifcamente ou religiosamente), mas bem explicado...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Jean. Mas creio que muitas das "falhas" e "não-explicações" da série refletem uma incapacidade de levantar respostas a altura dos grandes enigmas criados.

    Acho que os produtores até chegaram a tentar pensá-las, mas viram que nada ia ficar muito legal. Melhor mesmo foi iniciar uma campanha publicitária doutrinando os fãs sobre como defender os seis anos que não (não?) perderam.

    De certa forma, foi uma escolha que teve efeito com praticamente metade deles. É como se os produtores fizessem um acordo: "não temos como fazer um final à altura, mas daremos todos os argumentos para que vocês possam defendê-lo das pessoas que abandonaram a série alegando que era mirabolante demais". Apostaram num certo fanatismo e se deram bem com uma parte.

    ResponderExcluir
  3. Nava a ve essa porra de fumaça preta nojenta.
    Quem inventou ela no primeiro episodio tinha noção que ia ter que explicar essa merda? Que cagada! Depois eu falo NAO DEIXE ESTAGIARIO MEXENDO QUE DA MERDA mas nao, vem esses governo e fazem lei do estagiario. Sem fala nas estrada dos colono...

    ResponderExcluir
  4. Ei senhor CrazyPhantomBR sou estagiária e tenho certeza que trabalho 10 vezes melhor que você.

    ResponderExcluir