O post mais importante é mesmo o "Menu de Mistérios".

quinta-feira, 3 de junho de 2010

C22) Por que "os outros" quase matam um candidato?

"Por que faziam tudo aquilo com os próprios candidatos de Jacob? Quase matam Charlie..."

Atiraram em Sawyer...

Era seguindo ordens?

Tentativa de resposta de fã no blog do Paralelo:

"Os “outros” fizeram aquilo pra deter Jack. Vai ver foi excesso de Ethan. Ben, líder dos outros, estava muito fixado com “crianças”. Não sei se isso era ordem de Jacob, querendo um “plano b” – substituto criado na ilha, tipo como foi com ele. Talvez tenha sido só “coisa de Ben” mesmo, querendo criar uma geração “others” pura. Pessoas crescidas na ilha, desde pequenas. Vai ver Ethan sabia que Jack chegaria a tempo. Ou, enfim , se excedeu mesmo. Ben (ou Jacob) exagerou no “tragam esse bebê a todo custo” e deu naquilo… Pode ter rolado isso.

Ademais, há vários candidatos. Talvez não custe muito sacrificar um ou mais deles em nome de um bem maior. Uma grande aposta talvez."

Sem contar que Ethan matou Scott. Ficou explicado o porquê?


Por que Danny diz que Jack "nem estava na lista" (terceira temporada)?

E as besteiras que Ethan e talvez Goodwin (não lembro como foi a questao da morte de Nathan) já tinham feito não era o bastante para que Jacob vissse o quanto estava custando caro dar aquelas ordens? Não seria algo realmente insano continuar? Por que, depois de tudo isso, ainda mandou pegar Walt, arriscando a vida de tantos candidatos naquele evento da balsa?

7 comentários:

  1. Eu tenho a impressão que o Ben não sabia nada sobre os candidatos... Eles achava que conversava com o Jacob, mas talvez fosse o fumaça... E eles não sabiam que não poderiam torturar ou matar...

    ResponderExcluir
  2. Mas o Richard não era, desde sempre, conselheiro dos "others" e tinha intermediação direta com o Jacob? Como a fumaça pôde influenciar mais que Jacob em todas as decisões sobre os seres "recém-caidos"?

    ResponderExcluir
  3. jacob nunca dizia exatamente oque eles deviam fazer,as pessoas. Ele apenas quis o Richard para dar uma esperança as pessoas e agir como um guia para um caminho melhor a se percorrer a vida... sem interferencias e sempre respeitando a maneira de cada um enxergar e agir. Cada lider numa epoca e suas escolhas. E richard agia apenas como uma representação dele... mas ele mesmo nunca apareceu p esses lideres, assim como existem muitos representantes de varias religioes no mundo, e dao uma certa esperança, mesmo q muitas vezes inconsciente,p as pessoas seguirem c suas vidas sem pensar c uma resposta vaga e de fe para seus temores quanto a verdadeira resposta à grande pergunta existente, de onde viemos e para onde vamos... o incio e o fim...
    ele proprio, o jacob, se reconhecia como ser imperfeito, ele sabia q nao era nenhum tipo de deus, mas alguem c falhas aquem foi dado poderes e responsabilidade e ele tentava agir de acordo e a sua maneira com tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. apos ele ter umsa conversa c richard q lhe brotou tal ideia... para ser uma ferramenta noq ele acreditava ser necessario para a evolução das pessoas... acreditar no bem maior, para evoluir como bem, e nao ficar estgnado em dramas viciosos... oq na metafora, refletia tudo q o mib achava dos homens em geral, e q na otica do richard, epoca entiga, vista como ceu e inferno, ficou representado como mau.

    ResponderExcluir
  5. jacob, nao falava oq as pessoas deviam fazer... ele apenas se apresentava como uma especie de milagre, uma metafora doq ele cuidava na ilha, sem exatamente dizer oq.... e uma esperança, visto q ele podia curar pessoas... refletia o coração do lugar unico em q todos habitavam e distinguiam como unico.

    ResponderExcluir
  6. logo, é perceptivel... q conhecndo o ben, e sua sede de poder, e nao desejar deixar o posto de lider, ele foi surtando... e richard via isso.

    e ate tentou ajudar o locke a se encontrar e transformar-se em lider... alegando q o ben perdia tempo c a questao das gravidas.

    mas facilmente reconhecivel, visto q ben sempre teve algo particular c crinças, criação, e maternidade, visto q cresceu sem mãe presente, pois a sua morreu no proprio parto, no seu nascimento.

    ResponderExcluir
  7. Andy,

    Bom comentário, mas não acho que a série permita que se conclua simplesmente que todas as loucuras que "the others" fizeram foi "surto" do Ben, pelo seguintes motivos:

    1 - A série deixa claro que Ben tem uma fé cega em Jacob (pelo menos até a quinta...). Segue suas ordens sempre. Assim, não me parece que arriscaria tomar uma série de decisões autônomas que contrariassem o "grande Jacob"

    2 - A série mostra ainda (num mobisode, acho), e isso reforça o ponto 1 (um), que Walt estava lá porque "Jacob queria". ora, então parece claro que tinha o dedo de Jacob em muito mais coisa do que a gente imagina.

    3 - Pelo que parece, Jacob, embora não explique as coisas, dá sim ordens bem diretas. Como visto, ele "quis" Walt. Entre outras maluquices certamente.

    Assim, o "Ben surtou" é contestável. Talvez explique uma coisa ou outra, mas algumas coisas continuariam estranhas...

    ResponderExcluir