O post mais importante é mesmo o "Menu de Mistérios".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

B6) A bomba! Explodiu mesmo? Foi abafada?

Ta aí um dos maiores mistérios...

Teoricamente, estaria resolvido. Explodiu. Mas LOST vai topar mesmo isso? Vejamos...

Foi meio que "abafada"? Sempre foi “o incidente”? Ninguém morreu? Foi ela quem “viajou” os losties pra 2007 de novo?

Por sinal, por que raios Richard diz, no finalzinho da quinta, que viu todos morrerem? É um cara exagerado... Tava na mata e viu eles "sumirem"?

Qual é o problema da bomba ter explodido... Bem...

Vou colar aqui uma explicação de um fã que foi pesquisar sobre o assunto (É estranho, pois logo penso: e a produção de LOST deixou mesmo de fazer alguma consulta simples a algum físico ou algo assim?):


"Tampouco há como usar energia magnética para abafar uma explosão nuclear, até porque a principal energia gerada em uma explosão nuclear é o calor. E há também a radiação. Já a energia magnética (o tal pulso eletromagnético) é um efeito bastante secundário da explosão.

(...) como funciona uma bomba atômica: o 'fósforo' ou 'pavio' da explosão de uma bomba nuclear de hidrogênio, a mais potente, é outra bomba nuclear, de fissão (urânio ou, normalmente, plutônio).

Até aí a série faz sentido, ao se retirar o 'núcleo' daquela bomba H.

Só que mesmo esse núcleo tem uma série de salvaguardas, para evitar que detone por qualquer coisa. Então, a cena da Juliet detonando uma bomba batendo com uma pedra não faz sentido algum.

E, mesmo que detonasse, faria no mínimo uma enorme cratera na ilha, talvez acabasse com ela.

Só afundaria a ilha se a ilha não fosse de fato uma ilha, mas algum tipo de sistema flutuante no mar, não ligado à crosta terrestre.

O que, em certa medida, até seria necessário para que ela pudesse se deslocar no tempo e no espaço."


Faz sentido? Erro imperdoável de LOST?

Aceitar que a bomba não explodiu pode ser uma saída. Porém... a "bomba ter explodido" é usado por muita gente para... Resolver outros mistérios! Ou seja, mais pra frente, essa concessão pode complicar as coisas... (Mistério de Classe A - Grávidas da Ilha...)

7 comentários:

  1. Para mim, os produtores já tinham explicado e estava bem claro: funcionou e não funcionou. O "funcionou" é o motivo para a existência da realidade paralela. O "não funcionamento", a continuidade da ilha.

    ResponderExcluir
  2. lá vai minha tese de bebado: a ilha afundando, eh no ' passado (?) ' pela bomba, so que com a energia liberada pela explosao (?), eles foram mandados pro tempo normal. fail, talvez.

    ResponderExcluir
  3. O último episódio

    (todo mundo já viu não é? se não, parar a leitura, pois é "mega spoiler")

    mostrou que a realidade paralela é o "limbo". Não tem propriamente a ver com a explosão da bomba. O que gera a RP é simplesmente a morte dos losties em variados tempos.

    Portanto, discordo. Acho que não dá quaisquer pistas a respeito dessa questão.

    ResponderExcluir
  4. Explodir, explodiu! Juliet não morreu???? O problema é que a explosão não alterou os eventos futuros, como vimos na última temporada... Quiseram fazer parecer que a explosão havia criado uma realidade parelela, mas não foi o caso, como também vimos... Só deixaram uma interrogação no ar...

    ResponderExcluir
  5. Juliet ter morrido não comprova absolutamente nada a meu ver. Aliás, é um fator que "conta contra". Se tivesse explodido na cara dela, teria se despedaçado. Se explodiu, é sinal de que ela se "teletransportou" antes/instantaneamente. Mas a morte dela jamais teria sido causada pela explosão. Caso o contrário, seria uma bomba ridícula (era uma bomba h).

    Certamente ela morreu ou da própria queda em um lugar horroroso e cheio de pedras, ou por ter caído bem próximo do "bolsão perfurado", tendo sentido os efeitos maléficos do "vazamento" lá, a que talvez só desmond pudesse resistir.

    Sempre lembrando também que "viagem no tempo" é mais insuportável (nariz sangra e tal) para quem teve mais tempo de exposição à ilha. Viveu mais lá. Por isso Charlotte morreu mais rapido que os outros na quinta temporada. Juliet também pode ter morrido ou piorado por isso. Viajaram pra 2007 e seu organismo, que já tava fraco, pirou.

    ResponderExcluir
  6. Apos ter visto todo o final da serie posso dizer que a bomba não explodiu, o que aconteceu com o clarão foi a energia do bolsão que foi liberada lançando os losties de volta no tempo. Eles tiveram a idéia de que a bomba explodiu, mas nada aconteceu. A Dharma viu os losties simirem e depois concretou tudo construindo a cisne por cima. simplesmente isso. A realidade paralela não passa do limbo e nada tem a ver com a bomba. O interessante é que na verdade lost sempre foi sobre jack e narrou os acontecimentos na ilha desde sua chegada até sua morte. Jack morreu e lost acabou.

    ResponderExcluir
  7. Carla, o que aconteceu quando o bolsão foi liberado da ultima vez no seriado ?

    Da última vez, a liberação quase destruiu a ilha.

    Da outra vez, fez uma cratera no chão, na Swan.

    Eu não acho que eles iam simplesmente concretar nada em cima de uma coisa tão valiosa, iam fazer como fizeram na Orchid, construir uma base em cima pra estudar.

    Agora pensa bem, se eles puderam ir para o passado e até pro futuro, sumiram do nada durante um voo e mais um monte de coisa maluca, porque aquilo que a gente viu na sexta temporada tem que ser um limbo ?

    Pode ser qualquer coisa.

    O limbo poder ser na ilha mesmo, porq como voce mesmo disse, eles foram lançados por causa da luz e quem garante que isso não aconteceu porque eles foram duplicados ?

    Lembra que a Orchid duplicava os coelhos ?

    ResponderExcluir