O post mais importante é mesmo o "Menu de Mistérios".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A6) A "infecção"

E a “infecção” de Claire e Sayid?

Lado científico: Era tudo psicológico? Loucura mesmo? Por que Miles diz que ele estava sim morto? Eletromagnetismo controlando os corpos deles? Por que têm certa autonomia? Como isso funciona exatamente? Por que escolhem o “bem” às vezes – se não sentem nada? Mal explicado.

Lado místico: A fumaça ressuscita/cura, mas aumentando sua influencia (do mal... Por algum motivo a fumaça é muito malvada) no corpo deles e tal... Mas dá para eles vencerem se lutarem muito. Sei lá. É tipo um jogo. Uma aposta da fumaça. Pode ressuscitar os caras, mas não sabe se vai ganhá-los mesmo pro seu lado. Misteriosa regra.


Outra coisa, esta "infecção" é também a doença a que Desmond e a francesa se referiam na segunda temporada? São coisas diferentes? O que era aquela "doença" afinal? Por que aquelas vacinas de Desmond? O que era mesmo a "quarentena"?

4 comentários:

  1. Essa infecção parece mais um tipo de loucura, pra mim... Aparentemente a fumaça conseguiu enganar a Claire, de tanto ficar falando, falando e falando... Sobre o Sayid, não sei... A infecção dele parecia diferente da infecção da Claire...

    ResponderExcluir
  2. Mais aí... Se é loucura... "Por que Miles diz que ele estava sim morto?". Por que só começa com Claire quando ela sobrevive misteriosamente sem quaisquer lesões graves a uma imensa explosão?

    Ademais, Dogen e outros acreditavam plenamente nesse negócio de infecção. Aquela coisa de "pesar a maldade do coração" até é uma referencia clara a um mito (ou é lenda, não lembro, mas li alguma vez) egípcia. Talvez fosse um julgamento d próprio Anubis. só relendo pra trazer aqui.

    Acho difícil, pelo contexto da série, a conclusão pela simples loucura.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão ! Existe uma lenda egípcia que diz que os homens serão julgados de acordo com o peso de seu coração. Se o coração pesar mais do que uma pluma, a alma da pessoa será entregue para um monstro (não lembro o nome) que irá devorá - la e a pessoa deixara de existir. Tem um livro interessante do Neil Gaiman, chamado Deuses Americanos, que conta essa e outras lendas...

    ResponderExcluir
  4. Era de pegar os produtores e chamar pruma conversa em particular: ou tu me responde essa ou te enxo de porrada.

    ResponderExcluir